domingo, 16 de março de 2014

Cartaz para a XXIX Jornada Mundial da Juventude 2014

    É com grande agrado que uma vez mais o nosso grupo aceitou o desafio de participar no concurso do Cartaz promocional da Jornada Mundial da Juventude, proposto pela Pastoral Juvenil. O facto de estarmos no Ano Pastoral da “Comunicação Social e Nova Evangelização” vem comprovar esta importância de promovermos cada vez mais as nossas atividades com e em Cristo Jesus.

Podem ver o cartaz com que o nosso grupo participou e venceu o concurso.

    
    “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,3). Ao estudarmos esta Bem-aventurança podemos ver que Jesus se refere aos “pobres em espírito” evocando a humildade, a consciência dos próprios limites e da própria condição existencial de pobreza. Ele próprio, o Filho de Deus que Se fez homem, escolheu um caminho de pobreza e de despojamento. É este mistério que contemplamos no presépio, vendo o Filho de Deus numa manjedoura e, mais tarde, na cruz, onde a humildade chega ao seu ápice. Ao mesmo tempo Jesus nos diz: “porque deles é o Reino dos Céus”. Jesus é o Reino de Deus em pessoa, é o Emanuel, Deus connosco. O Reino já nos foi dado em Jesus, mas deve ainda realizar-se em plenitude, é por isso que rezamos ao Pai: «Venha a nós o Vosso Reino».

 De seguida vimos explicar o nosso Cartaz:

     Após este estudo feito em grupo, para nós é visível que há uma ligação muito profunda entre a pobreza e a evangelização. O Senhor quer uma Igreja pobre, que evangeliza os pobres, pois estes são uma oportunidade concreta de encontrar o próprio Cristo, o Cordeiro de Deus. Segundo o Papa Francisco “a evangelização, no nosso tempo, só será possível por contágio de alegria” e cabe a nós, jovens, ”de modo particular, a tarefa de colocar a solidariedade no centro da cultura humana”. É por isso, portanto, que o nosso cartaz pretende demonstrar esta entrega ao serviço de Deus, um dar-se contínuo ao outro. 

    Escolhemos simbolizar este despreendimento e esta humildade através de um dos atos mais marcantes de Jesus: o lava-pés. Primeiramente, e antes da última ceia, foi Maria Madalena, mulher de vida imoral, quem, com as suas lágrimas, lavou os pés ao Mestre, e que, com isso, recebe o Reino dos Céus. Já na última ceia, foi Jesus quem lavou os pés aos seus discípulos. O Rei dos reis, Senhor dos senhores, humilhou-se e lavou os pés aos seus servos. “Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Em verdade, em verdade vos digo, não é o servo mais do que o seu Senhor, nem o enviado mais do que aquele que o envia” (Jo 13, 14. 16). No nosso cartaz, o acto de dar-se ao outro, de jovem para jovem, numa praia, pretende, uma vez mais, realçar este despojamento, esta entrega por uma missão evangélica.

O pano branco e a água salgada pretendem simbolizar a pureza, sendo que a água salgada nos remete, uma vez mais, para O humilde pescador de homens, bem como para os Seus doze discípulos, que, após a Sua morte, foram também pescadores de homens, tendo todos eles alcançado o Reino dos Céus. Jesus, quando os enviou em missão, disse-lhes: “Não possuais ouro, nem prata, nem cobre em vossos cintos; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento” (Mt 10, 9-10). É este despreendimento que Jesus hoje nos pede. Hoje, perante as antigas e novas formas de pobreza (o desemprego, a emigração, as muitas dependências de variados tipos), temos o dever de permanecer vigilantes e conscientes, vencendo a tentação da indiferença. De certo modo, estes “pobres” são uma espécie de mestres para nós: ensinam-nos que uma pessoa não vale por aquilo que possui e ensinam-nos sobre a humildade e a confiança em Deus. Sabemos que a alegria do Evangelho brota de um coração pobre, que sabe exultar e maravilhar-se com as obras de Deus, como o coração da Virgem Maria, que todas as gerações chamam “bem-aventurada” (cf. Lc 1, 48). É este coração que Jesus nos pede para que sejamos anunciadores da Boa Nova e é este coração que ansiamos ter.

"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus" (Mt 5,3)
 

Sem comentários: